eSocial e Produtos Químicos

Reduza a periculosidade para seus funcionários, substituindo produtos químicos agressivos

Informações sobre uso de substâncias insalubres visa mais segurança para o trabalhador. Uma alternativa ainda melhor é substituir substâncias químicas agressivas por produtos operacionalmente seguros.
 

O eSocial faz a comunicação de informações sobre os funcionários entre as empresas e o Governo, para fins trabalhistas, previdenciários e fiscais, desde dados sobre contribuições previdenciárias a informações relativas à SST – Segurança e Saúde do Trabalho.
 

Informações sobre riscos ocupacionais

No âmbito de Segurança do Trabalho, o eSocial visa aprimorar o controle e fiscalização sobre medidas de proteção da integridade e da saúde do trabalhador, colaborando para a redução de riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O fornecimento de informações relativas à segurança e saúde do trabalhador no sistema do eSocial será obrigatório para todas as empresas e órgãos públicos já em 2019, e aumentará o controle sobre a exposição dos funcionários de uma empresa a produtos químicos insalubres.

No eSocial estão listadas mais de 800 substâncias químicas, as quais, se utilizadas pelos funcionários, deverão ser informadas em formulário específico, fornecendo dados relativos à insalubridade e periculosidade às quais os colaboradores podem estar expostos. Isto representa um grande desafio para a área de SST de muitas empresas e exigirá um grande empenho para sua adequação.

Uma alternativa ainda melhor para o colaborador e para a empresa é a substituição dos produtos químicos agressivos e perigosos, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável e seguro, reduzindo os riscos operacionais.
 

Substitua produtos agressivos

A CLARUS Technology do Brasil pode fornecer produtos químicos de alta tecnologia e operacionalmente seguros, com vantagens de desempenho e segurança quando comparados aos produtos convencionais, sem comprometer o fluxo de produção e qualidade de seus processos e produtos.

Os produtos CLARUS Technology podem substituir produtos agressivos e insalubres como thinner, acetona, querosene, benzina, toluol, MEK, entre muitos outros.

Estas soluções atendem as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho: NR-15 (produtos não insalubres), e NR-16 e NR-20 (produtos inflamáveis), estando disponíveis também opções ideais para indústrias com elevada exigência de higiene e segurança, através de produtos Grau Alimentício, registrados no NSF.


Saiba mais. Entre em contato e veja como os produtos CLARUS Technology podem auxiliar sua empresa.

 

Tags: Substituir substâncias químicas agressivas por produtos operacionalmente seguros; substituir Thinner.