Substitua óleo mineral e evite problemas de insalubridade

Óleos base vegetal são alternativas eficientes e operacionalmente seguras

A manipulação de óleo mineral, óleo queimado, parafinas e outras substâncias cancerígenas no local de trabalho é considerada atividade com insalubridade de grau máximo. Saiba como substituir estes produtos por alternativas ecológicas, biodegradáveis e operacionalmente seguras.

 

A Norma Regulamentadora 15 (NR-15) do Ministério do Trabalho, que versa sobre atividades e operações de trabalho insalubres, em seu anexo 13, determina quais atividades são consideradas insalubres no que se refere à manipulação de agentes químicos agressivos, classificando-as ainda quanto ao grau de insalubridade em mínimo, médio e máximo, conforme a toxicidade de cada produto. Isto determina inclusive o recebimento de valores referentes ao adicional de insalubridade pelos colaboradores envolvidos, conforme o risco a que eles são expostos.

Entretanto, ao contrário do que muitos imaginam, produtos amplamente utilizados na indústria estão inclusos nesta listagem, inclusive com grau de insalubridade máximo. Este é o caso, por exemplo, das atividades que envolvem a manipulação de óleos minerais, óleo queimado, parafina e outras substâncias cancerígenas afins.

NR-15 - Substituto de Óleo Mineral

 

Neste mesmo sentido, decisões judiciais recentes confirmam, inclusive, que o direito a adicional máximo de insalubridade deve ser concedido mesmo ao colaborador que manuseie óleo mineral no trabalho eventualmente, ainda que somente na lubrificação de máquinas e por apenas três minutos ao dia, conforme o entendimento da 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho[1].

Uma solução encontrada por muitas empresas, visando não apenas a redução nos valores pagos e os riscos operacionais, mas, principalmente, a saúde e bem-estar do trabalhador, é a substituição do óleo mineral, óleo queimado e parafina por produtos operacionalmente seguros em suas mais diversas aplicações.

A CLARUS Technology do Brasil destaca-se neste setor, fornecendo produtos químicos de alta tecnologia e operacionalmente seguros para os mais variados setores de operação industrial, com muitas vantagens de desempenho e segurança quando comparados aos produtos convencionais, sem comprometer o fluxo de produção e qualidade dos processos e produtos. Por serem atóxicos ou de baixa toxicidade, ecológicos, biodegradáveis e, muitas vezes, não inflamáveis, são ainda menos agressivos também ao meio ambiente.

As soluções CLARUS Technology substituem os óleos minerais em suas mais diversas aplicações, atendendo a NR-15, inclusive para indústrias com elevada exigência de higiene e segurança, através de produtos Grau Alimentício, registrados no NSF. Confira algumas sugestões de produtos:

Aplicação em que se substitui o óleo mineral:

Produto CLARUS indicado:

Desengripantes convencionais

CLARUS VegeLub Desengripante – desengripante base vegetal, atóxico, inodoro e não inflamável.

Óleo mineral de corte

CLARUS BioCut VG-45 - Fluido de usinagem sintético vegetal, solúvel em água.

Óleo mineral de circulação / fluido hidráulico

CLARUS VegeLub Lubrificante RL-220 - Óleo ecológico, atóxico e não inflamável para circulação e lubrificação. Ideal para a lubrificação de máquinas, ferramentas e correntes, para aplicação em grandes máquinas de circulação e como um fluido hidráulico

Óleo mineral para bombas de vácuo

CLARUS VegeLub Lubrificante Vacuum Oil - óleo ecológico para bombas a vácuo, indicado inclusive para uso em indústrias alimentícias, farmacêuticas e cosméticas.

Óleo mineral / diesel na limpeza de peças

Solventes ecológicos da linha EcoThinner e EcoCleaning / Desengraxantes base água RemoveGrax.

Óleo de estampagem mineral

Linha CLARUS StampyMax – sintéticos e ecologicamente corretos, ideal para estampagem de chapas e peças em geral, e processos de estamparia e repuxo de metais ferrosos

Óleos minerais, óleo queimado e parafina como desmoldantes

Desmoldantes ecológicos da linha CLARUS FreeCast, CLARUS DesmoldMax e Desmoldaza

Óleos minerais como máscara para pintura

Linha CLARUS VegeLub MaskPaint

Óleo de máquina convencional

VegeLub Lubrificante SNG - Grau alimentício, inodoro e atóxico, base vegetal. Registro no NSF.

Lubrificantes e graxas minerais para máquinas e equipamentos

Linha VegeLub e LubryKeep VegeGrax

 

Saiba mais. Entre em contato e veja como os produtos CLARUS Technology podem auxiliar sua empresa.