Responsabilidade sócio-ambiental

A CLARUS® Technology, consciente da capacidade transformadora das organizações e comprometida em sua própria essência, com a qualidade de vida das pessoas, com o meio-ambiente e com a sociedade, apoia e realiza ações sociais cuja meta prioritária é o auxílio à criança e ao adolescente. Filiada à Fundação ABRINQ, através do Programa Empresa Amiga da Criança assumiu os 10 compromissos com a criança brasileira, que se referem aos temas do combate ao trabalho infantil, educação, saúde, direitos civis e investimento social na criança e no adolescente.

Compromissos assumidos

  • Dizer não ao trabalho infantil, não empregando menores de 16 anos, exceto na condição de aprendizes e só a partir dos 14 anos.

  • Respeitar o jovem trabalhador, não empregando menores de 18 anos em atividades noturnas, perigosas ou insalubres.

  • Alertar seus fornecedores, por meio de cláusula contratual ou outros instrumentos, que uma denúncia comprovada de trabalho infantil pode causar rompimento da relação comercial.

  • Fornecer creche ou auxílio-creche para os filhos de funcionários.

  • Assegurar que os funcionários matriculem seus filhos menores de 18 anos no ensino fundamental e empreender esforços para que todos frequentem a escola.

  • Incentivar e auxiliar as funcionárias gestantes a realizar o pré-natal e orientar todas as funcionárias sobre a importância dessa medida.

  • Estimular a amamentação, dando condições para que as funcionárias possam amamentar seus filhos até no mínimo os 6 meses de idade.

  • Orientar seus funcionários a fazer o registro de nascimento dos seus filhos.

  • Fazer investimento social na criança ou adolescente compatível com o porte da empresa, conforme estabelecido pela Fundação Abrinq.

  • Contribuir para Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente, com o equivalente a 1% do imposto de renda devido, conforme estimativa de lucro tributável da empresa no exercício.

Também é apoiadora do Projeto Social ExpertSenior®, um programa de recolocação de profissionais com faixa etária acima de 60 anos no mercado de trabalho, talentos que possuem energia e muita vontade de transmitir seus conhecimentos e experiências para empresas que buscam inovar em seus processos, visando uma complementaridade de seus colaboradores, através de uma ação social junto à “terceira idade”. 

Meio ambiente

O respeito com o meio ambiente e sua preservação estão entre os principais focos que movem o setor de pesquisa e desenvolvimento da empresa, disponibilizando alternativas ecológicas para substituição dos produtos químicos nocivos ao usuário e ao meio ambiente, de consumo já proibidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), como por exemplo, solventes clorados, compostos aromáticos, acetona, entre outros.

Redução de riscos ocupacionais

Um dos grandes passivos industriais é a submissão de seus colaboradores a produtos químicos agressivos e perigosos no ambiente de trabalho, além de custos extras com EPIs e EPCs, indispensáveis à saúde do operador.

Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis para todos, os produtos da CLARUS® Technology são desenvolvidos para minimizar os riscos ocupacionais. Os produtos são uma alternativa diferenciada aos compostos agressivos e indesejáveis, sem oferecer riscos significantes ao usuário, através de soluções químicas com baixa ou nenhuma toxicidade, elevados ponto de fulgor, ausência de compostos tóxicos, não inflamabilidade, entre outras propriedades.